Dentro do Marketing Digital, o Facebook e o Instagram são dos canais digitais que mais tráfego geram em Portugal. Se tiver uma Loja Online e for um desses casos, acompanhe-nos neste artigo e verifique como pode melhorar as suas campanhas.
Em primeiro lugar, o “Porquê”.
Realizar uma auditoria às campanhas de Facebook e Instagram Ads é uma forma de melhorar a performance destas e perceber se está no caminho certo para o sucesso da sua loja.
O principal objetivo de uma auditoria às campanhas é entender o que está a correr bem, perceber o que está mal e entender que não está a contribuir para o melhor desempenho. Outra razão para fazer este exercício é perceber onde está a ter gastos desnecessários e alocar melhor o seu orçamento para obter mais conversões (vendas).
Ao longo deste artigo iremos abordar vários pontos importantes na sua estratégia de marketing digital sobretudo no que diz respeito às suas campanhas de Facebook e Instagram para a sua loja online.
Ao nível da Conversão
De uma forma muito simples, podemos transcrever a Conversão de uma Loja Online na seguinte equação:

Isso quer dizer que uma Conversão ocorre quando o Interesse do Potencial Cliente é Maior do que a Fricção e a Confusão existente na Loja. Caso estes elementos sejam muito grandes ou o Interesse, não seja assim tão grande, não haverá conversão.
Embora seja possível trabalhar o Interesse, faz mais sentido debruçar-se primeiro na Friçção e na Confusão porque, uma vez eliminados (ou mitigados), produzem resultados imediatos.
Consideremos os principais pontos que podem causar Fricção (barreiras) ou Confusão ao utilizador de uma loja online:
- Velocidade do website;
- Os meios de pagamento disponíveis;
- A experiência mobile do website para o utilizador;
- Visibilidade de contactos;
- O preço dos portes;
- Garantia dos produtos/ serviços;
- Política de devolução.
Todos estes pontos podem ser a causa da perda de interesse (substancial ou não) do seu utilizador e é por isso que deve dedicar muita atenção à otimização da mesma. O impacto potencial é brutal. Lembre-se que “basta” dobrar a taxa de conversão para que, sem incorrer em mais custos de marketing, consiga dobrar as suas receitas.

Ao nível dos Desafios de uma Loja Online
Podemos considerar que a sua Loja tem como principais desafios para as suas campanhas:
- Criar um funil onde consiga gerar tráfego qualificado (pessoas com interesse no que tem para vender)
- Comprovar a sua oferta convertendo o tráfego que tem em vendas
- Manter e reter os seus clientes.
E como é que pode, olhando para os dados, perceber se isso está a acontecer?
Vamos ponto por ponto.
Ao nível das Métricas
Quando uma loja não está a funcionar, deve olhar para as três métricas chave numa Loja Online. É o conjunto dessas 3 métricas que ditarão se a Loja e a sua estratégia de Marketing Digital é bem sucedida ou não.
Para verificar se as 3 estão a funcionar bem, faça as seguintes perguntas.

Visitantes
- Qual o meu custo por clique?
- O meu custo por clique tem aumentado ou diminuído?
- O Funil funciona com este custo de tráfego? Vou ter lucro pagando o que estou a pagar pelos cliques?
- Qual o meu CPM (custo por mil impressões)?
- Tem aumentado ou diminuído?
- Qual é a minha Frequência?
- O Tráfego em geral para a Loja aumentou drasticamente neste período?
- Houve alguma descida no tráfego em algum outro canal?
Taxa de Conversão
Relativamente à Taxa de Conversão, antes de começar a fazer perguntas, assegure-se que as configurações de conversões estão bem efetuadas. Se isso não acontecer, as suas conclusões serão enviesadas e provavelmente erradas.
Os seguintes pontos retratam o que nós temos mais em atenção em relação a esta métrica:
- Qual é a minha Taxa de conversão para os anúncios?
- Qual é o meu custo por Adição ao Carrinho?
- Qual é o meu custo por Iniciar Checkout?
- Estes custos têm aumentado ou diminuído ao longo do tempo?
- Há algum passo do funil a falhar mais do que os outros? O rácio por passo é normal?
- Qual é a taxa de conversão “Last Click” do Google Anaytics para o tráfego de Facebook? É igual em Mobile e Desktop?
- A taxa de conversão é significativamente diferente em algum dos grupos de anúncios?
- Os anúncios dinâmicos e o remarketing estão a “falar” para a audiência? São específicos ou genéricos?
- A minha mensagem faz um match com a minha comunicação no site? A Página de destino é coerente com os anúncios?
- Estou a segmentar as pessoas certas?
- Quais são as minhas principais barreiras à compra?
- Estou a eliminar barreiras à compra na jornada que as pessoas fazem?
- Como está a minha taxa de abandono do carrinho?
- Qual é a velocidade da loja? É possível melhorar?
- Temos todas as opções de pagamento a funcionar? Temos todas as principais por país?
- Existe pelo menos um fluxo de 3 emails para o carrinho abandonado?
- Se a marca oferece descontos regulares, o 3º email oferece um desconto?
Venda Média
- Há algum “Up Sell” disponível que possamos adicionar ao processo de compra?
- Qual é custo de transporte? Está a destruir a nossa margem?
- O que aconteceria se aumentássemos o preço? E se diminuíssemos o preço?
- Há alguma estratégia de ancoragem de preço de forma que possamos apresentar o preço de forma diferente?
- Podemos entrar com um produto diferente do que o que estamos a fazer neste momento?
- Podemos fazer bundles de alguns produtos?
- O ROAS (Retorno do investimento em anúncios) esperado é razoável? Se não for, podemos melhorar a margem junto do fornecimento de forma a diminuirmos o nosso ROAS mínimo?
- Há algum custo fixo incluído na equação do ROAS exigido?

Bónus: Outros aspetos a ter em conta
Embora não esteja na equação, deve olhar para outra métrica muito importante:
Qual o tempo de vida do nosso consumidor?
Esta questão é essencial para definir uma estratégia de retenção de clientes. Se o tempo de vida do nosso cliente for muito elevada e houver compras repetidas, podemos ser mais agressivos na aquisição de clientes, mesmo que, numa primeira fase, possamos perder dinheiro.
Claro que chegar ao tempo de vida do cliente não é fácil. Em teoria, estamos à espera desse dado até o cliente morrer. O que normalmente acontece, é considerar um valor médio até aos 6 meses. Se nesse espaço, o cliente fizer mais do que uma compra, considere o total das compras para determinar o “valor” de cada cliente.
Por fim, deve ter em consideração que:
É importante existir um período de tempo razoável onde existam dados suficientes para realizar esta auditoria, uma vez que sem dados não é possível fazer uma avaliação fidedigna.
O que é aqui proposto é a nossa perspetiva. Note que deverá a adaptar esta auditoria ao tipo de negócio em que está inserido e às suas várias particularidades.
Apesar da auditoria ser à sua conta de Facebook Ads, esta implica uma análise detalhada à configuração e desempenho da sua loja online, uma vez que tudo está interligado. Tudo faz parte de um processo contínuo que, ao funcionar corretamente, terá certamente um impacto positivo no seu negócio.