Devo contratar uma agência de marketing digital? 3 fatores para uma relação de sucesso!

Equipa a discutir objetivos e estratégias de marketing digital.

Contratar uma agência de marketing digital pode trazer vários benefícios para a sua empresa: 

  • Conhecimento especializado proveniente do trabalho em diferentes nichos e indústrias 
  • Maior eficiência a nível de custos. É mais barato contratar uma agência do que ter uma equipa nos quadros 
  • Maior flexibilidade no seu sistema de custos 

Contudo, como em qualquer relação, nem tudo é um “mar de rosas”. Uma relação de sucesso entre agência e cliente passa por 3 três fatores fundamentais: 

  1. Preparação 
  2. Transparência 
  3. Comunicação  

Reunião com várias pessoas.

Preparação: está preparado para contratar uma agência? 

Já referimos que uma agência de marketing digital traz consigo imensos benefícios, mas nenhum deles importa se não estiver preparado para o investimento inicial. 

  • “Se eu contratar uma agência e os objetivos falharem, ponho o meu negócio em risco?” 
  • “Tenho dinheiro suficiente para pagar as contas este mês?” 

Se não está seguro da resposta, não o faça. 

Falhar, como a morte e os impostos, é inevitável! Até a melhor agência do mundo já falhou/vai falhar objetivos. Não quer dizer que isso aconteça consigo, mas a preparação deve estar lá. Se não atingir a receita desejada num mês significar a catástrofe, é melhor não fazer esse investimento. 

Como saber se está preparado? Deixamos-lhes as nossas sugestões: 

1. Uma audiência orgânica estável 

Digamos que o seu negócio é uma fogueira. Na base tem – troncos, galhos e talvez um bocado de jornal para arder melhor – esta é a sua audiência orgânica. Vai juntando mais matérias e tem um fogo quente e duradouro. 

As campanhas de publicidade ou PPC (pay-per-click) são a gasolina. Aumentam a intensidade e a temperatura do fogo! Mas sem a base… está a desperdiçar recursos. 

As empresas preparadas para uma agência já têm uma audiência que as sustentam sem investimento em marketing digital. 

2. KPIs (Key performance indicators) claros 

A menos que esteja a contratar uma agência para ajudá-lo a definir uma estratégia geral do seu negócio, tem de ter uma noção clara dos objetivos da sua empresa. 

Muitas vezes são apresentados às agências objetivos de crescimento que não têm nenhuma relação com os objetivos gerais e que por norma tendem a ser: 

  • Irrealistas: Não estão em união com o histórico de crescimento da empresa 
  • Arbitrários: Sem nenhuma ligação concreta com dados 

Uma marca que está preparada para crescer tem uma visão clara de onde quer chegar e que objetivo a agência deve atingir. 

Os objetivos gerais de uma empresa são diferentes da agência digital. Os objetivos gerais de uma empresa, por norma, pretendem maximizar três variáveis: Lucro, receita e “cash flow”. 

Os objetivos da agência vão ser diferentes e serão, de modo geral, a eficiência das campanhas implementadas, o total de vendas e quanto dinheiro conseguiu levar ao seu cliente. 

Tabela a comparar objetivos gerais da empresa com os objetivos da agência digital.
(MER= Marketing efficiency Ratio, total da receita gerada dividida com o total de gastos em publicidade) 

3. Poucos problemas operacionais 

Se a sua cadeia de fornecimento estiver com problemas e falhar sucessivamente com os seus clientes, pode ser o fim do seu negócio.  

Ter a certeza que as operações estão seguras antes de querer escalar pode salvá-lo de uma dor de cabeça mais tarde. De que lhe vale vender imenso se não vai ter produtos para entregar aos seus clientes? 

Preparado para crescer? Faça parte do nosso Processo

Claro que os problemas de inventário ou transporte são inevitáveis, mesmo para as operações mais oleadas do mundo, mas isso deve ser a exceção e não a regra.  

Para além disso, sempre que isso aconteça, é critico que exista a comunicação proativa dos mesmos. 

O nos que leva ao próximo ponto … 

Pessoa a apontar para post-it.

Transparência: Prepare o terreno para a agência atingir o sucesso

Os primeiros 3 meses, para além de serem sobre “atingir objetivos”, são muito sobre desenvolver um ritmo de trabalho e comunicação. 

O ideal é integrar os membros da agência e encará-los como membros da sua equipa o mais rápido possível. 

Três dicas para isto ser acontecer:

1. Partilhe o máximo de informação possível com a sua agência 

A Common Thread Collective costuma dizer que “Boa inspiração depende de boa informação” e nós concordamos em absoluto.   

Quanto mais informação a sua agência digital tiver, mais oportunidades para encontrar caminhos de sucesso terá. 

Dê acesso a criativos antigos, planos financeiros, objetivos trimestrais, etc. Embora este nível de transparência e partilha de informação possa ser mais sensível, o risco de não o fazer é obter os resultados pela metade.  

Se contratou uma agência para o ajudar, não fique a meio da ponte. Integre-a o mais possível na visão para o negócio. Vai ver que será mais fácil atingir os objetivos. 

2. Definir expectativas e responsabilizar a agência 

Se a agência de marketing valer o dinheiro que está a pagar por ela, será capaz de definir metas claras e cumpri-las. Não obstante, cabe ao cliente: 

  • Estar 100% confortável com as expectativas definidas 
  • Agir como um parceiro co-responsável pelos resultados 

A este propósito, é preciso alguma dose de “Autoconsciência”. Se ficou definido atingir um ROAS de 2.5, pergunte-se a si mesmo: 

  • “Estou mesmo à espera que esse ROAS vá resolver todos os meus problemas?”  
  • “Estou à espera de mais alguma coisa”? 

Se pese embora o definido, esperar mais do que ficou combinado, essas expectativas não verbalizadas vão conduzir à degradação da relação.  

Claro que não é da sua responsabilidade estar atento à agência, nem a culpa é sua se a agência falhar os objetivos que ambos definiram…mas havendo metas claras definidas (por ambas as partes), é necessário estar igualmente comprometido.  

3. Defina quem é responsável pelo quê, e estabeleça essa “fronteira” 

“Não compre um cão e depois ladre por ele” – David Ogilvy, muitas vezes referido como o “Pai da publicidade” 

Se vai contratar alguém (e vai pagar por isso) para fazer um projeto por si, deixe-o fazer o seu trabalho. 

Por norma, as agências de marketing digital são contratadas por Diretores de Marketing ou Empreendedores – pessoas essas que têm uma base de conhecimento em marketing e que conseguem perceber, ou até mesmo executar, algum trabalho para a qual contrataram uma agência.  

Mas…não é o mesmo que ser especialista. 

É aqui que a divisão de responsabilidades é essencial – é preciso dar espaço para cada um trabalhar na sua área. 

Áreas em que o cliente é o expert e dono: 

  • Desenvolvimento do produto/serviço 
  • Estratégia da marca 
  • Canais orgânicos 
  • Custo dos produtos vendidos e lucratividade 

Áreas em que a agência é o expert e dono: 

  • Anúncios nas redes sociais 
  • Anúncios Google 
  • Criatividades dos anúncios 
  • Email marketing 

Alguma discórdia de opiniões é inevitável, mas quando ambos tratam o próximo com humildade e respeito as opiniões do outro, é fácil encontrar um “meio termo”. 

Vamos criar uma relação de transparência e respeito?  
Faça parte do nosso Processo.

Pessoa a sorrir numa reunião.

Comunicação: Construa uma relação longa e saudável 

Para terminar, a parte mais importante desta equação. Manter a relação saudável.  

Como? 

Trate a agência como um parceiro, não como “executantes”. 

Naturalmente, quando uma empresa paga a uma agência para realizar um projeto, é criada uma dinâmica de poder, quase como empregador e empregado, mas a relação só floresce se houver uma ligação mais profunda. 

Lembre-se que está a pagar pelo conhecimento. Se tiver apenas um executante, está a aproveitar apenas 10% daquilo que está a pagar.  

Se chegou até aqui é porque deve estar interessado em trabalhar com uma agência de marketing digital!  

Vamos criar uma relação de sucesso? Faça parte do nosso Processo.

Bom, chegamos ao final do nosso artigo. Caso tenha considerado o conteúdo do seu interesse, incentivamos a que leia outros artigos disponíveis no nosso website. 

Este artigo foi baseado num artigo da Common Thread Collective:

How to Work with a Digital Marketing Agency

Gostaria de saber como podemos ajudar a sua empresa? Deixe-nos uma mensagem e nós entramos em contacto.

2 + 7 =

Ler mais