4 formas de melhorar a conversão nos seus anúncios em Facebook e Instagram

Se as campanhas de Facebook e Instagram fazem parte da sua rotina de trabalho no seu Marketing Digital ou se pretende aventurar-se pela primeira vez neste mundo, está no sítio certo. Neste artigo poderá encontrar 4 maneiras de otimizar as suas campanhas de uma forma simples e com impacto na sua receita.

Mas antes de passarmos às melhorias, há trabalho prévio a fazer.

Em 1º lugar, deve definir um conjunto de métricas que lhe permitam avaliar o sucesso da campanha. Para uma campanha onde o objetivo são Vendas, pode guiar a sua análise através de 4 métricas principais – Nº de encomendas, Taxa de Conversão, Venda média e Custo por encomenda.

Mas se no caso das Vendas torna-se mais ou menos óbvio qual a Conversão, noutros casos pode não ser tanto assim.

Conversão

Uma conversão pode significar não só vendas, mas outros eventos de conversão como um dos seguintes exemplos:

  • Adicionar informações de pagamento;
  • Acrescentar um artigo ao carrinho;
  • Acrescentar itens a uma lista de desejos;
  • Inscrever-se para um teste gratuito;
  • Conclusão de um registo;
  • Contactá-lo;
  • Pesquisa realizada no seu website;
  • Subscrição de uma lista;
  • Ver um conteúdo específico;
  • Etc

Depois do evento de conversão definido e as respetivas métricas chave (que permitirão perceber se está no bom caminho ou não), deverá instalar, no mínimo, os seguintes trackings:

  • Google Analytics
  • Píxel do Facebook
  • Google Tag Manager

Se isso não acontecer, não poderá medir nada e sem visibilidade sobre o que está a acontecer, torna-se impossível melhorar o que quer que seja.

Dito isto, passemos então às 4 formas de melhorar as suas conversões.

Sugestão 1 – Mostre a transformação

Ninguém quer saber de anúncios que não digam respeito aos seus problemas ou aos seus desejos. Compete-lhe a si perceber de que forma o seu produto ou serviço transforma para melhor a vida do seu cliente e mostrar-lhe isso.

Lembre-se que os seus clientes não compram o seu produto ou serviço. Compram a transformação que decorre do mesmo.

Qual a transformação que o seu produto ou serviço permite?

  • Ganho de tempo?
  • Aumento de Status?
  • Diminuição das preocupações mentais?
  • Aumento da qualidade dos produtos ou serviços?
  • Etc

NOTA: É muito provável que diferentes tipos de clientes obtenham valores diferentes do seu produto ou serviço. Não comunique o mesmo para todos.

Sugestão 2 – Anúncios dinâmicos

Os anúncios dinâmicos permitem usar os algoritmos de Google, Facebook, Linkedin ou outro canal a nosso favor e dar aos utilizadores anúncios mais relevantes, muitos vezes com base naquilo que as pessoas procuram.

Melhor é impossível.

Isso aplica-se em campanhas de Pesquisa Dinâmica, como em Campanhas de Remarketing Dinâmico e permite-lhe poupar tempo ao mesmo tempo que aumenta a relevância dos seus anúncios.

Sugestão 3 –   Dinheiro origina mais dinheiro.

O grande desafio das campanhas de marketing digital é gerar o maior retorno possível com o menor investimento. No entanto, por vezes, é preferível pagar um pouco mais para obter clientes com um “valor superior”.

Se não for possível aumentar a licitação porque mais um cêntimo por ação implica perder dinheiro, tudo bem. Contudo, se aumentar a sua licitação e ainda for lucrativo, poderá valer a pena fazê-lo.

O Facebook ou Google poderão colocá-lo em contacto com utilizadores com maior valor e com maior probabilidade de converter.  

Por isso, por vezes, é preciso investir para fazer dinheiro. Apesar de não haver nada de errado em reduzir os seus CPC’s, faça uma análise e perceba se isso não poderá também reduzir o potencial das suas campanhas e, por consequência, prejudicar os seus resultados.

Para além disso, lembre-se que à medida que a sua taxa de conversão aumenta, o seu ranking de qualidade também aumenta, e isso no longo prazo permite-lhe reduzir custos.

Sugestão 4: CTA’s de fácil compreensão

No copy, deve transmitir de forma explícita qual a ação que pretende que o utilizador realize. Deve incluir CTA’s (apelo à ação) nos seus anúncios e não esperar que o botão seja suficiente. Dessa forma, os utilizadores saberão quais os passos seguintes a efetuar caso tenham interesse no produto ou serviço. Por exemplo, no copy inserir “Clique em ver mais para conhecer os tamanhos disponíveis em stock”.

Isso vai aumentar as suas taxas de conversão e ajudar o Facebook a otimizar os seus anúncios para utilizadores verdadeiramente interessados na ação que definiu como conversão.

Gostaria de saber como podemos ajudar a sua empresa? Deixe-nos uma mensagem e nós entramos em contacto.

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