Se faz anúncios em Google, Facebook ou noutra plataforma, sabe como pode ser complicado criar um copy atrativo, com significado e que realmente faça a diferença no desempenho das suas campanhas.
No Marketing Digital não há exatamente uma fórmula secreta, mas existem boas práticas que irão melhorar o desempenho das suas campanhas.
Ao longo deste artigo vamos apresentar algumas das coisas que testamos com os nossos clientes e que apresentaram melhores resultados.
Esperamos que ajude.
Dica 1: Entender o problema e oferecer a solução
Para comunicar com o seu público, é preciso pensar como se fizesse parte dele.
- Quais são as suas verdadeiras dores?
- O que é que lhe faz perder tempo?
- O que o faz perder o sono?
- O que o faz cometer erros?
Ao falar diretamente dessas dores do seu público, vai tornar o seu potencial cliente mais recetivo para ouvir a sua solução e vai posicioná-lo como uma autoridade no setor.
Dica 2: Apelar à emoção
Os seus copy’s precisam de impactar as pessoas. No final do dia, são as emoções que movem as pessoas e se a sua mensagem despertar emoções no consumidor, ele estará mais perto de comprar.
Que palavras pode usar para despertar os sentimentos que deseja? Alguns dos exemplos mais comuns são:
- Confiança – Garantido, comprovado, científico.
- Pertença – Nós, juntos, tornar-se membro.
- Exclusividade – Único, exclusivo, apenas, só para membros, convite.
- Gratificação Imediata – Agora, hoje, em menos de 24h, acesso imediato.
- Antecipação – Brevemente, disponível em, prepare-se.
- Raiva – Repulsa, ofensivo, abusivo, injustificado.
- Medo – Apenas X disponíveis, erro, não perca a oportunidade, dúvida.
É preciso ter em consideração que acrescentar estímulos emocionais também reflete o posicionamento de uma marca. É, por este motivo, necessário ser coerente aos valores que representa.
Dica 3: CALL TO ACTION (CTA)
Os CTA’s (chamadas à ação) são muito importantes para dar a entender às pessoas quais os passos a seguir. A confusão é um dos principais inimigos da conversão e assumir que quem vê os anúncios sabe o que é suposto fazer a seguir é um erro.
Por essa razão, seja claro com o que pretende com o anúncio, demonstrando explicitamente a etapa que o potencial cliente deve seguir.
Se pretende que as pessoas visitem o seu website, inclua isso no seu copy da forma mais direta e acessível para todos. Por exemplo:
“Clique em Saber mais para estar a par das nossas promoções em calçado”.
Dica 4: Coerência entre Página de Destino e o Copy (e imagem) do anúncio.
Se excluirmos anúncios relacionados com Branding ou Engagement, no mundo do marketing digital, o principal objetivo dos anúncios é levar os utilizadores para um website, Loja Online ou Landing Page.
Contudo, o trabalho não acaba aí. Uma vez chegados à página de destino, queremos que o utilizador avance na sua jornada e cumpra uma determina ação:
- Fazer uma Compra
- Pedir mais informações
- Integrar a nossa base de dados
- Fazer download de uma apresentação
- etc.
Por essa razão, o conteúdo da sua página deve ser coerente com o anúncio.
Se no anúncio fala sobre uma promoção, a página de destino deve ser relacionada com a tal promoção. Se o anúncio estiver a promover um produto, a página de destino não pode ter outro tema que não seja esse produto. E por aí em diante.
Se essa regra não for cumprida, as pessoas vão abandonar a página de destino e o seu funil está arruinado.
E como é que pode verificar se o funil está a funcionar bem?
Se reparar que existe uma boa taxa de Cliques, mas uma enorme taxa de abandono na página de destino, algo está mal e uma das prováveis causas é a expectativa gerada pela “promessa” no anúncio estar desalinhada com aquilo que o utilizador vê quando chega à página.
Dica 5: Mobile Friendly
Os utilizadores já não estão presos ao computador na hora de acederem à internet. Antes pelo contrário. Por este motivo, tenha em atenção que grande parte das pessoas irá ver os seus anúncios e website ou loja online através de um ecrã pequeno.
Como tal, é imprescindível que crie conteúdo a pensar primeiro no mobile (talvez dos erros mais comuns que vemos), e só depois em desktop.
Extensões de chamada para ligar diretamente para o contacto de apoio ao cliente são das melhores formas de tirar partido do facto das pessoas já terem o telemóvel nas mãos.
Breves comentários finais
No mundo do Marketing Digital, o sucesso vem através dos testes e da capacidade analítica em relação aos dados gerados.
Por essa razão, antes de fazer qualquer coisa, assegure-se que os trackings estão todos bem configuradas. Sem isso, tudo o que quiser fazer vai estar baseado em dados errados e só num golpe milagroso vai conseguir acertar.
Não é com esses golpes que vai querer contar.