5 dicas práticas para melhorar o copy de anúncios

Pessoa na página de perfil de uma página de facebook

Se faz anúncios em Google, Facebook ou noutra plataforma, sabe como pode ser complicado criar um copy atrativo, com significado e que realmente faça a diferença no desempenho das suas campanhas.

No Marketing Digital não há exatamente uma fórmula secreta, mas existem boas práticas que irão melhorar o desempenho das suas campanhas.

Ao longo deste artigo vamos apresentar algumas das coisas que testamos com os nossos clientes e que apresentaram melhores resultados.

Esperamos que ajude.

Dica 1: Entender o problema e oferecer a solução

Para comunicar com o seu público, é preciso pensar como se fizesse parte dele.

  • Quais são as suas verdadeiras dores?
  • O que é que lhe faz perder tempo?
  • O que o faz perder o sono?
  • O que o faz cometer erros?

Ao falar diretamente dessas dores do seu público, vai tornar o seu potencial cliente mais recetivo para ouvir a sua solução e vai posicioná-lo como uma autoridade no setor.

Pessoa a dar aprovação com o polegar para cima

Dica 2: Apelar à emoção

Os seus copy’s precisam de impactar as pessoas. No final do dia, são as emoções que movem as pessoas e se a sua mensagem despertar emoções no consumidor, ele estará mais perto de comprar.

Que palavras pode usar para despertar os sentimentos que deseja? Alguns dos exemplos mais comuns são:

  • Confiança – Garantido, comprovado, científico.
  • Pertença – Nós, juntos, tornar-se membro.
  • Exclusividade – Único, exclusivo, apenas, só para membros, convite.
  • Gratificação Imediata – Agora, hoje, em menos de 24h, acesso imediato.
  • Antecipação – Brevemente, disponível em, prepare-se.
  • Raiva – Repulsa, ofensivo, abusivo, injustificado.
  • Medo – Apenas X disponíveis, erro, não perca a oportunidade, dúvida.

É preciso ter em consideração que acrescentar estímulos emocionais também reflete o posicionamento de uma marca. É, por este motivo, necessário ser coerente aos valores que representa.

Dica 3: CALL TO ACTION (CTA)

Os CTA’s (chamadas à ação) são muito importantes para dar a entender às pessoas quais os passos a seguir. A confusão é um dos principais inimigos da conversão e assumir que quem vê os anúncios sabe o que é suposto fazer a seguir é um erro.

Por essa razão, seja claro com o que pretende com o anúncio, demonstrando explicitamente a etapa que o potencial cliente deve seguir.

Se pretende que as pessoas visitem o seu website, inclua isso no seu copy da forma mais direta e acessível para todos. Por exemplo:

“Clique em Saber mais para estar a par das nossas promoções em calçado”.

Dica 4: Coerência entre Página de Destino e o Copy (e imagem) do anúncio.

Se excluirmos anúncios relacionados com Branding ou Engagement, no mundo do marketing digital, o principal objetivo dos anúncios é levar os utilizadores para um website, Loja Online ou Landing Page.

Contudo, o trabalho não acaba aí. Uma vez chegados à página de destino, queremos que o utilizador avance na sua jornada e cumpra uma determina ação:

  • Fazer uma Compra
  • Pedir mais informações
  • Integrar a nossa base de dados
  • Fazer download de uma apresentação
  • etc.

Por essa razão, o conteúdo da sua página deve ser coerente com o anúncio.

Se no anúncio fala sobre uma promoção, a página de destino deve ser relacionada com a tal promoção. Se o anúncio estiver a promover um produto, a página de destino não pode ter outro tema que não seja esse produto. E por aí em diante.

Se essa regra não for cumprida, as pessoas vão abandonar a página de destino e o seu funil está arruinado.

E como é que pode verificar se o funil está a funcionar bem?

Se reparar que existe uma boa taxa de Cliques, mas uma enorme taxa de abandono na página de destino, algo está mal e uma das prováveis causas é a expectativa gerada pela “promessa” no anúncio estar desalinhada com aquilo que o utilizador vê quando chega à página.

Pessoa a utilizar o telemóvel

Dica 5: Mobile Friendly

Os utilizadores já não estão presos ao computador na hora de acederem à internet. Antes pelo contrário. Por este motivo, tenha em atenção que grande parte das pessoas irá ver os seus anúncios e website ou loja online através de um ecrã pequeno.

Como tal, é imprescindível que crie conteúdo a pensar primeiro no mobile (talvez dos erros mais comuns que vemos), e só depois em desktop.  

Extensões de chamada para ligar diretamente para o contacto de apoio ao cliente são das melhores formas de tirar partido do facto das pessoas já terem o telemóvel nas mãos.

Breves comentários finais

No mundo do Marketing Digital, o sucesso vem através dos testes e da capacidade analítica em relação aos dados gerados.

Por essa razão, antes de fazer qualquer coisa, assegure-se que os trackings estão todos bem configuradas. Sem isso, tudo o que quiser fazer vai estar baseado em dados errados e só num golpe milagroso vai conseguir acertar.

Não é com esses golpes que vai querer contar.

Gostaria de saber como podemos ajudar a sua empresa? Deixe-nos uma mensagem e nós entramos em contacto.

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