Como fazer uma auditoria aos anúncios Facebook de uma loja online

28 Out, 2021 | Marketing Strategy, Todos

Realizar uma auditoria às suas campanhas de Facebook Ads da sua loja online é uma forma de melhorar a performance destas e perceber se está no caminho certo para o sucesso da sua loja.

O principal objetivo de uma auditoria às suas campanhas é entender o que está a correr bem e menos bem, bem como perceber o que está mal e que não está a contribuir para o melhor desempenho destas. Outra razão para fazer este exercício é que poderá perceber onde está a ter gastos desnecessários e alocar melhor o seu orçamento para obter mais conversões (vendas).

Conversão

Nós consideramos que para existir uma conversão é necessário haver interesse do utilizador no produto/ serviço, subtraindo a esta variável a fricção e confusão existentes numa loja online.

Desta forma, consideramos os principais pontos de fricção de uma loja:

  • Velocidade do website;
  • Os meios de pagamento disponíveis;
  • A experiência mobile do website para o utilizador;
  • Visibilidade de contactos;
  • O preço dos portes;
  • Garantia dos produtos/ serviços;
  • Política de devolução.

Estes são os pontos onde acreditamos que fazem a diferença quando o utilizador já tem interesse no produto ou serviço oferecido pela loja.

Desafios de uma loja online

Além disto, a loja tem como principais desafios para as suas campanhas de criar um funil onde consiga gerar tráfego qualificado desde a atração de visitas até a conversão de clientes. Bem como comprovar a sua oferta a este tráfego e diferenciar-se das restantes ofertas existentes que consigam saciar a necessidade do cliente, como o seu produto ou serviço. E por último a dificuldade em manter e reter os seus clientes.

Métricas

Quando uma loja não está a funcionar, olhamos sempre para três métricas que têm influência na receita de uma loja.

Visitantes x Taxa de Conversão x Venda Média = Receita

Visitantes

Dentro dos visitantes, existem imensos parâmetros que se pode analisar e que podem dar uma possível explicação para o desempenho da campanha. Por isso, temos em conta sempre estas questões:

  • Qual o meu custo por clique?
  • Tem aumentado ou diminuído?
  • O Funil funciona com este custo de tráfego?
  • Qual o meu CPM (custo por mil impressões)?
  • Tem aumentado ou diminuído?
  • Qual é a minha Frequência?
  • O Tráfego em geral para a Loja aumentou drasticamente neste período?
  • Houve alguma descida no tráfego em algum outro canal?

Taxa de Conversão

Relativamente à Taxa de Conversão, é importante ter as configurações de conversões bem efetuadas para ser possível rastrear melhor o desempenho das suas campanhas.  Os seguintes pontos retratam o que nós temos mais em atenção em relação a esta métrica:

  • Qual é a minha Taxa de conversão para os anúncios?
  • Qual é o meu custo por Adição ao Carrinho?
  • Qual é o meu custo por Iniciar Checkout?
  • Estes custos têm aumentado ou diminuído ao longo do tempo?
  • Há algum passo do funil a falhar mais do que os outros? O rácio por passo é normal?
  • Qual é a taxa de conversão “Last Click” do Google Anaytics para o tráfego de Facebook? Mobile? Desktop?
  • É significativamente diferente em algum dos grupos de anúncios?
  • Os anúncios dinâmicos e o remarketing estão a “falar” para a audiência? São específicos ou genéricos?
  • A minha mensagem faz um match com a minha comunicação no site? A Página de destino é coerente com os anúncios?
  • Estou a segmentar as pessoas certas?
  • Quais são as minhas principais barreiras à compra?
  • Estou a eliminá-las na jornada que as pessoas fazem?
  • Como está a minha taxa de abandono do carrinho?
  • Qual é a velocidade da loja? É possível melhorar?
  • Temos todas as opções de pagamento a funcionar? Temos todas as principais por país?
  • Existe pelo menos um fluxo de 3 emails para o carrinho abandonado?
  • Se a marca oferece descontos regulares, o 3º email oferece um desconto?

Venda Média

Nesta métrica o que analisamos é essencialmente se existe formas de melhorar a receita e de aumentar margens. Assim, temos em conta os seguintes aspetos:

  • Há algum “Up Sell” disponível que possamos adicionar ao processo de compra?
  • Qual é custo de transporte? Está a destruir a nossa margem?
  • O que aconteceria se aumentássemos o preço? E se diminuíssemos o preço?
  • Há alguma estratégia de ancoragem de preço de forma que possamos apresentar o preço de forma diferente?
  • Podemos entrar com um produto diferente do que o que estamos a fazer neste momento?
  • Podemos fazer bundles de alguns produtos?
  • O ROAS esperado é razoável? Se não for, podemos melhor a margem junto do fornecimento de forma a diminuirmos o nosso ROAS mínimo?
  • Há algum custo fixo incluído na equação do ROAS exigido?

Outros aspetos a ter em conta

Depois de analisarmos as métricas em cima, gostamos de realizar outras análises que podem dar insights de valor para definir novas estratégias para as campanhas. Como por exemplo, qual o tempo de vida do nosso consumidor, isto é essencial para definir a estratégia para a retenção e manutenção de clientes. Para esta análise, normalmente, olhamos para a taxa de compras repetidas, qual o tempo médio entre compras, se o nosso produto é consumível e para o que acontece no pós-compra.

Outra análise que efetuamos é uma Análise Criativa das nossas criatividades (copys, anúncios, landing pages). O que estudamos é se foram feitos todos os testes possíveis para termos todas as nossas criatividades com o melhor desempenho, incluindo, por exemplo, a existência de CTA’s, quais apresentam melhores médias de visualização, qual tem melhor desempenho vídeo ou imagem, entre outros testes.

Conclusão

É importante existir um período de tempo razoável onde existam dados suficientes para realizar esta auditoria, uma vez que sem dados é muito difícil apresentar uma avaliação fidedigna à prestação das suas campanhas.

De ainda salientar que, o que é aqui proposto é a nossa perspetiva e maneira de trabalhar, no entanto, cada caso é um caso e nem sempre é possível aplicar esta auditoria de forma tão linear como aqui é descrita.

Além disso, uma auditoria à sua conta de Facebook Ads implica uma análise detalhada à configuração e desempenho da sua loja e não só propriamente à sua conta de Facebook. Uma vez que tudo está interligado, e quando funcionam poderá ter um grande impacto no seu negócio. Trata-se de um processo contínuo.

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